-
Reúna os ingredientes.
Reúna os ingredientes.
-
Combine a mistura.
Combine o fermento natural com o leite e a farinha em uma tigela grande que seja grande o suficiente para permitir que a mistura cresça.
-
Deixe a mistura descansar.
Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar sobre a bancada durante a noite; a massa precisa crescer e continuar a desenvolver seu sabor de fermento natural. Este será o seu esponja noturna e a base para as panquecas.
-
Adicione os ovos e os ingredientes.
Pela manhã, adicione os ovos batidos, açúcar, fermento em pó e sal à mistura de fermento natural. Bata até combinar e ficar homogêneo.
-
Incorpore a manteiga.
Incorpore a manteiga derretida resfriada e o extrato de baunilha. A massa ficará muito grossa e quase como uma massa de pão solta após o término da mistura.
-
Prepare a frigideira.
Aqueça uma frigideira ou chapa de ferro fundido em fogo médio-alto e adicione um pouco de óleo neutro ou manteiga. Diminua o fogo para médio-baixo e coloque 1/4 de xícara de massa na frigideira. Cozinhe por alguns minutos até que bolhas comecem a se formar no topo e as panquecas fiquem douradas na parte inferior.
-
Vire as panquecas.
Vire as panquecas e cozinhe por mais um minuto do outro lado. Não leva tanto tempo do segundo lado, então observe com atenção. Repita com o restante da massa.
-
Sirva as panquecas.
Sirva as panquecas com frutas frescas, xarope de bordo, açúcar de confeiteiro e/ou manteiga derretida.
É um constante dilema para os padeiros de massa azeda: O que fazer com todo aquele descarte? Felizmente, a resposta é bem simples: panquecas. Com a adição do descarte de massa azeda, esse clássico do café da manhã e brunch se torna agradavelmente mastigável, com uma textura leve e sabor doce e azedinho.
Se você já tem o fermento de massa azeda na sua geladeira, essa receita é fácil de fazer. Porém, é necessário planejar com antecedência, já que a massa das panquecas precisa descansar na bancada durante a noite. De manhã, basta misturar os outros ingredientes e colocá-las na chapa.
Por Que a Massa Precisa Descansar Overnight?
Assim como o pão de massa azeda, essas panquecas começam com uma esponja (também chamada de levain ou prefermento) feita com o descarte, farinha e leite. Deixar a esponja descansar durante a noite permite que o fermento selvagem faça seu trabalho, resultando em uma mistura borbulhante que adicionará o maravilhoso azedinho característico da massa azeda.
Quando você estiver pronto para misturar tudo pela manhã, certifique-se de que a manteiga derretida esteja completamente resfriada (mas ainda líquida) antes de adicioná-la à massa. Se a manteiga quente for misturada com ingredientes frios, ela se solidificará em grumos.
O Segredo para Panquecas de Massa Azeda Perfeitamente Leves e Douradas
Está tudo na temperatura. A chave para cozinhar panquecas douradas, mas leves, é uma temperatura baixa e uniforme. Isso é especialmente importante para panquecas de massa azeda, pois a massa é mais espessa e, portanto, leva mais tempo para cozinhar do que as panquecas típicas. Se a temperatura estiver muito alta, as panquecas queimarão por fora, enquanto permanecem crus por dentro.
O Que Servir Com Panquecas de Massa Azeda
Sirva essas panquecas de massa azeda com frutas vermelhas frescas e xarope de bordo, ou cubra-as com açúcar de confeiteiro, manteiga ou xarope de frutas. Complete sua refeição com bacon crocante ou sua salsicha de café da manhã favorita.

