-
Reúna os ingredientes
Reúna os ingredientes.
-
Combine água, fermento e açúcar
Misture a água, o fermento e o açúcar em uma tigela grande até que o açúcar e o fermento estejam dissolvidos.
-
Adicione os ingredientes secos
Adicione a farinha, 3 colheres de sopa de azeite, o fermento em pó e o sal. Mexa até ficar homogêneo; ficará mais líquido do que uma massa de pão típica.
-
Deixe a massa descansar
Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer em um lugar quente por 30 minutos.
-
Prepare o forno
Enquanto isso, posicione uma grade no centro do forno e aqueça a 200°C. Unte uma assadeira de 23 x 33 cm ou uma forma de 23 x 23 x 5 cm com 1 colher de sopa de azeite.
-
Coloque a massa na forma
Adicione a massa à forma. Com os dedos levemente untados, estique a massa delicadamente para que se ajuste à forma.
-
Adicione os detalhes finais
Com os dedos, faça furinhos na massa. Regue a massa com a 1 colher de sopa restante de azeite.
-
Asse a focaccia
Asse até ficar dourado, de 20 a 25 minutos. Deixe esfriar por 10 a 15 minutos antes de servir.
Focaccia é um pão italiano fermentado com uma aparência distinta e irregular. Pode ser consumido sozinho, mergulhado em azeite de oliva e vinagre balsâmico, coberto com ervas ou vegetais, ou cortado ao meio horizontalmente para fazer sanduíches. É amado por sua textura mastigável, interior fofinho e rico sabor de azeite de oliva.
Por que essa receita funciona
Como seu ingrediente principal é farinha de trigo, a focaccia não é viável para aqueles que seguem dietas sem glúten. Para fazer uma versão sem glúten, substituí a farinha de trigo por uma mistura de farinha de trigo sem glúten em proporção de um para um e adicionei um reforço de fermento em pó além de fermento biológico instantâneo. Prefiro uma mistura de farinha que inclua goma xantana, para que tudo se mantenha unido e você não precise comprar esse ingrediente separadamente. O resultado é uma focaccia muito semelhante à versão tradicional, mas um pouco mais mastigável. Além de ser sem glúten, este pão é vegano — o que significa que também não contém ovos e laticínios.
O processo
Para fazer esta focaccia sem glúten, você deve ativar o fermento instantâneo e o açúcar em água morna, depois adicionar a farinha, o fermento em pó e o sal. Não requer sova e apenas meia hora de tempo de fermentação. Como não é necessário sovar, pode ser feito em uma tigela de mistura, sem precisar de batedeira.
Como servir focaccia sem glúten
Esta focaccia suporta bem coberturas e corta-se facilmente o suficiente para ser usada como pão de sanduíche. Acreditamos que é perfeita como está, com um leve mergulho em um pouco de azeite de oliva extra, para completar qualquer refeição italiana. Ou sirva ao lado de uma tigela de minestrone.
