-
Prepare os Ingredientes
Reúna os ingredientes.
-
Adicione o Azeite
Adicione o azeite em uma panela média em fogo médio. Quando o óleo começar a brilhar, adicione as cenouras, cebolas, sal, cúrcuma, pimenta-do-reino e folhas de louro.
-
Refogue os Vegetais
Refogue até que os vegetais estejam cobertos com o óleo, as cebolas estejam translúcidas e a mistura tenha uma coloração amarelo, cerca de 5 minutos.
-
Adicione a Massa
Reduza o fogo para baixo. Adicione as folhas e talos de tomilho e a massa. Cozinhe, mexendo frequentemente até que a massa esteja dourada, de 6 a 8 minutos (a massa pode estourar).
-
Adicione Alho e Pimenta
Adicione o alho e os flocos de pimenta, se estiver usando. Continue cozinhando, mexendo frequentemente até que o alho esteja perfumado, cerca de 30 segundos.
-
Adicione Caldo e Temperos
Adicione a água ou caldo e o tempero Cajun. Ajuste a mistura com sal, se necessário.
-
Cozinhe a Sopa
Cubra a panela e deixe ferver. Reduza o fogo para manter uma fervura, se necessário, e continue cozinhando até que as cenouras tenham amolecido e a massa esteja al dente e dobrada de tamanho, 6 a 8 minutos (dependendo da sua massa).
-
Finalização
Retire do fogo e deixe descansar por 2 a 3 minutos. Remova e descarte os talos de tomilho e as folhas de louro, depois sirva. Quanto mais tempo a massa ficar, mais ela se enche do líquido.
Esta sopa simples começa com vegetais, ervas, especiarias e massa de sopa crua torrada até dourar, e depois é coberta com água ou caldo para cozinhar no fogo. Adoro a combinação do caldo saboroso e a consistência da massa. Juntas, elas fazem uma sopa confortante e robusta.
Quando meus filhos eram pequenos, eu usava massa em forma de alfabeto e eles comiam enquanto procuravam as letras dos seus nomes primeiro, e depois seguiam para outros nomes até as tigelas estarem vazias. Mesmo sendo adolescentes agora, toda vez que encontro massa em forma de alfabeto, eu faço um pouco e eles ficam nostálgicos, ainda procurando as letras dos seus nomes.
Escolha Sua Massa
Embora você possa fazer com quase qualquer formato de massa, eu prefiro a massa “para sopa”. Pequena e perfeita para cozinhar em líquido, elas vêm em diferentes formatos. Minha favorita é acini di pepe—uma massa redonda e minúscula que tem o nome de grãos de pimenta. Ela me lembra moghrabieh e couscous israelense por ter uma textura incrível e um pouco mais de corpo do que a massa de alfabeto.
Outras massas que você pode usar incluem orzo, com formato parecido com o arroz; seme di melone, que se assemelham a sementes de melão ou abóbora; stellette, em forma de estrelas; e, claro, a massa de alfabeto. Você não precisa sair para comprar massa para sopa—pode usar o que tiver em casa, como está, ou quebrado em pedaços menores.
Uma Base Versátil para Experimentação
Esta é uma receita flexível e indulgente, então deixe as instruções serem um guia na sua jornada para sabores e texturas que você gosta. Às vezes, mudamos os vegetais, adicionamos verduras, misturamos massas e temperamos com diferentes combinações de especiarias.
A única coisa que sempre faço, e recomendo que você também faça, é torrar a massa. Isso intensifica o sabor e evita que a massa fique mole muito rapidamente.
Como Servir Esta Sopa
Faça esta sopa durante o ano todo, ou reserve para o outono e inverno. Sirva sozinha, ou acompanhe com pão ou croutons; e finalize com seu pesto favorito—manjericão, tomate ou um pesto de limão; ou termine com algumas ervas frescas. Aproveite.
